IPVA 2015 SP: Tabela e Valor

Com a chegada do ano novo, precisamos lembrar-nos de fazer um planejamento de todos os impostos a pagar, inclusive o IPVA 2015 SP. Os Paulistanos que possuem veículos automotores são obrigados a fazer o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de acordo com o final da placa. Aqueles que não possuem muito conhecimento sobre IPVA do Estado de São Paulo ou queiram saber mais sobre a tabela e valores está no lugar certo, continue lendo e confira tudo que você precisa saber.

De acordo com a Lei 13.296, de 23 de dezembro 2008* o valor do IPVA 2015 SP pode variar de 1,5% a 4% segundo cada categoria de veículo. O pagamento deve ser feito levando em consideração o final da placa do seu veículo, segunda a tabela do IPVA que pode ser encontrada logo abaixo.

É possível emitir a guias de pagamentos do IPVA 2015 SP diretamente do site da Secretaria Estadual da Fazenda, conforme explicaremos nos parágrafos a seguir.

IPVA 2015 SP

IPVA 2015 SP (ipva2015.blog.br)

Tabelas e Valores do IPVA 2015 SP – São Paulo

As guias de pagamento e consulta ao IPVA 2015 dos proprietários de veículos automotores emplacados no Estado de São Paulo, podem consultar e emitir as guias através do site da Secretaria da Fazenda, através do link: ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet.

IPVA 2015 SP

IPVA 2015 SP (Imagem: Reprodução/Fazenda SP)

Para fazer o acesso ao sistema do IPVA é necessário ter em mãos o RENAVAM e CPF/CNPJ ao qual o carro está lotado.

O valor do IPVA 2015 SP é corrigido todo o ano, pois ao longo do tempo os veículos vão se desvalorizando e, consequentemente, você pagará menos imposto sobre ele. As alíquotas deste imposto em São Paulo ficaram assim estabelecidas de acordo com a Lei 13.296, de 23 de dezembro 2008*:

Alíquotas sob o valor do veículo Tipo de veículo
1,5% Veículo de carga (caminhões)
2% ônibus e micro-ônibus, caminhonetes cabine simples, motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos; máquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares;
3% Veículos que utilizam motores específicos para funcionar (álcool, gás natural veicular ou eletricidade)
4% Qualquer veículo automotor que não esteja incluída na primeira e terceira opção.

Mas é mais fácil consultar diretos o valor do seu IPVA acessando o link acima e fazendo uma consulta no site inserido.

Você poderá optar por duas formas de pagamentos do IPVA 2015 do Estado de São Paulo. Parcelando em até 3 vezes sem juros ou em parcela única. Caso o pagamento em parcela única seja feito dentro do prazo o contribuinte para ganhará desconto de 3% sobre o valor do imposto.

Caso ainda venha a ter alguma dúvida sobre o IPVA SP 2015, ligue para 0800-170110 e fale com os responsáveis pelo IPVA de São Paulo.