IPVA 2015 MT: Tabela, Valores, Prazos

Atualmente, não temos como fugir da obrigação de pagar os mais diversos impostos existentes no Brasil. São vários impostos que incide direta ou indiretamente quando compramos algo ou até mesmo quando possuímos algo em nosso nome. Esse é o caso do IPVA 2015 MT (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Mato Grosso) que deve ser pago todos os anos pelos proprietários de veículos automotores, como o próprio nome já diz.

O IPVA 2015 do Mato Grosso já está disponível para consulta da tabela de pagamentos, bem como para verificar qual o valor a ser pago neste ano. Para fazer o cálculo do valor do IPVA leva-se em consideração o tipo do veículo e o valor venal do carro. O responsável pelo valor é a Secretaria do Estado da Fazenda e o DETRAN do Estado do Mato Grosso. Sendo assim, nos parágrafos a seguir estaremos explicando detalhadamente como fazer para consultar valor, prazo de pagamento e 2ª via do IPVA. Confira até o fim!

IPVA 2015 MT

IPVA 2015 MT (ipva2015.blog.br)

Como fazer consulta e 2ª Via do IPVA 2015 MT

Como já é do conhecimento da grande maioria, hoje em dia quase todos os serviços de interesse da população estão no meio online, podendo ser feito pela internet.

Com o IPVA 2015 MT não é diferente! Você que é o proprietário de um veículo automotor emplacado dentro do Estado do Mato Grosso precisa estar ciente dos prazos e valor do IPVA de seu veículo. Para isso, basta acessar o site da Secretaria Estadual da Fazenda de Mato Grosso (www.sefaz.mt.gov.br/ipva) ou até mesmo o site do DETRAN MT (www.detran.mt.gov.br). Para fazer ambas as consultas ou até emitir a guia ou a 2ª via do IPTU 2015 é necessário possuir o número do Chassi ou RENAVAM do veículo em questão, digita-la no campo indicado e mandar consultar, conforme podemos observar na imagem abaixo.

IPVA 2015 MT

Como Consultar IPVA MT 2015 (Imagem: Reprodução/SEFAZ MT)

Os contribuintes do IPVA podem programar o pagamento deste imposto consultando a tabela do IPVA 2015 MT, constante nos sites indicados no parágrafo acima. É importante salientar que a tabela de pagamento do IPVA é elaborada levando em consideração os números finais da placa do veículo.

O pagamento do IPVA 2015 de Mato Grosso pode ser efetuado de duas formas: pagamento à vista em cota única com direito a 5% e 3% de desconto, de acordo com a data de pagamento ou parcelado em até 3 vezes sem juros do valor integral.

É importantíssimo o contribuinte saber que se deixar vencer o prazo de pagamento, este não terá direito a desconto, nem mesmo ao parcelamento do valor do imposto. Como também pode ser taxado com multas.